sexta-feira, 8 de maio de 2009

Foi estudado ou por indicação?

Existem motivos pelos quais as pessoas justificam a sua opção pelo ateísmo. Pelo menos deveria ser assim – não só nessa escolha, devemos ter fundamento pra tudo. Antes de seguir, quero ressaltar que eu não sou ateu e não apóio (mas respeito). Seguindo, independente da religião que cada pessoa segue, ou seguiu, não acreditar em Deus é algo que esta passando a ser uma coisa cotidiana. Cada vez mais. No sentido de virar um modismo. Que já virou. Eis o ponto em que quero me aprofundar. Há aqueles que optam pelo ateísmo, para si e a sua vida. O (des)interessante é ver que muitos o fazem só para seguir a correnteza momentânea e não pensada, porque talvez isso lhes pareça inteligente, maduro. Sendo que nem ao menos sabem de onde surgiu a descrença em Deus que levou ao surgimento do ateísmo (que também não é uma teoria plausível, pra mim). É possível acreditar em que queremos e escolhemos pra nós, mas se soubermos fazer essa escola com clareza e razão de ser. O intuito, de forma nenhuma, é mudar opiniões. Apenas expressar o sentimento de vergonha que se sente perante seres humanos que tratam de algo tão importante, cegos por tendências do subjetivo, como se fosse a roupa que vai usar pra caminhar. Cada qual tem o direito de crer no que lhe é cabível, entretanto, faça com conceitos que lhe enriquecem a opinião. Não sofra pela falta deles, é possível que você pareça um pouco menos irracional e seja consideravelmente responsável pelos méritos que suas decisões lhe trouxeram.

14 comentários:

  1. Adorei o seu texto ..

    Conheçoa algumas pessoas ateia .. não muitas .. mas o engraçado que uma delas outro dia estava a me contar um fato e falou -Ai que Deus me ajude!!!
    não falei nada mas pensei .. ué ela não acredita!!!
    Seu texto tem tudo haver .. acho que são pessoas sem indentidade .. seguem "moda"

    Abç...

    ResponderExcluir
  2. Talvez eu concorde com você. Sempre paro pra pensar no que eu falo depois que eu ja falei ¬¬. Me considerei errada em tantos pontos que você me corrigiu de maneira não-grosseira, como de constume =)
    Deus existe sim, eu só nao tenho culpa se me expulsaram da catequese porque eu fiquei 3 semanas sem ir. Minha vó ficou braba e disse pra mim nem ir mais. uadshuhashas

    ResponderExcluir
  3. Se tem uma coisa que eu nunca duvidei apesar de qualquer coisa que tenha acontecido, e que Deus existe, e nunca vou duvidar. E muito claro e obvio.

    ResponderExcluir
  4. Legal o post...
    Ateísmo é uma crença na inexistência de Deus.Sempre traz consigo seus próprios dogmas e mandamentos,por isso me parece que ainda não é uma posição realmente livre,e sim,uma espécie de não-religião organizada.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muuito do texto, vc é um ótimo escritor!
    E eu concordo com você, não apóio ateismo, e muito menos quem se diz ateísta sem nem saber os fundamentos do ateísmo. O blog tá ótimo n.n

    beijoo

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente não sigo religião nenhuma,acho desnecessário,acreditar em deus e ter fé nele é o que importa,não ficar lendo um livro e escolhendo se deve ou não fazer algumas coisas que estão nele.

    sou agnóstico

    Ótimo vamos seguir essa do dizimo.

    não,não essa de matar as pessoas que trabalham aos sábados não,pega mão,essa de apedrejar garotos desobedientes também,não podemos colocar isso,pega mal.

    eu acredito que a grande maioria das nunca leu a bíblia,só fica feito besta ouvindo o pastor falar sobre as interpretações dele sobre a bíblia ou até interpretações que nem dele são.

    não critico a igreja,ela faz uma coisa ótima servindo como terapia grupal para muitos porque você indo pra igreja não vai influenciar em nada,nada eu digo em ir pro inferno,se você vai pra igreja e não faz coisas boas fora dela,mantem sua fé,essas coisas,não faz nem sentido ir pra igreja,e eu não vou pra igreja,porque?porque eu acho que se deus quize-se um monte de pessoas venerando ele o próprio tinha feito animais irracionais,então na minha opinião igreja é só um cominho,o começo.


    passa no meu blog se der o/

    ResponderExcluir
  7. Todas as nossas escolhas são opções em nossas vidas que nos levam a fazer algo de bom, que seja bom pra nós mesmos, ou mal, que faça o mal pra nós mesmos... Este é um assunto muito complexo, mas eu quero comentar aqui que acredito em Deus sim! Acho sim que existe um Ser Superior a nós, embora ele seja Invisível.
    Fé é algo invisível.
    Muito bom o tema abordado por você... Dá pra ficar horas debatendo o assunto!

    ResponderExcluir
  8. Cara, concordo contigo...

    Não conheço muitas pessoas atéias. Mas tenho amigos que seguem determinadas modas. Pena que hoje, os tempos são outros. Houve uma época que os modismos se referiam à moda, propriamente dita. Hoje a coisa extrapolou esse limite. Houve uma época em que todos os meus amigos estudavam Filosofia porque estava na moda estudar Filosofia. Muita gente deve achar isso bom, mas eu, particularmente, me sentia um estranho no ninho. Não que eu odeio Filosofia, pelo contrário, mas era um porre ver tanta gente falando de Spinoza ou Deleuze (é assim que se escreve?) como se falassem sobre a nova tendência outono-inverno ou sobre corte de cabelo... Putz!

    Belo blog! Passa lá no meu:

    www.marcelo-antunes.blogspot.com

    Sucesso, cara!

    ResponderExcluir
  9. Bom, as pessoas precisam acreditar em alguma coisa para viver em conforto. Mesmo os ateus acreditam, não em Deus, mas na capacidade do homem de fazer as suas escolhas e no pensamento científico. O problema maior que vejo é que tem algumas religiões que escravizam o pensamento das pessoas, colocando uma espécie de cabresto. Daí, o aumento do nº de ateus.

    Abraço,

    =]

    -------------------
    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Concerteza.
    Eu acredito muito em Deus, mas conheço pessoas com pensamentos deferentes. Uma delas acreditam, mas não acreditam no mal, acreditam que o mal está em todos nós. Tbm acho coerente, mas acredito num força maligna o qual nos afasta dos caminhos divinos.
    Enfim, adorei o texto. Tu não é atéu. Legal!
    Acho q você é emo? Ou apenas faz seu próprio estilo. A galera tem um preconceito em relação a pessoas como vc, e seu blog mostra uma coisa totalmente diferente do que vc parece ser.

    Parabéns!!!

    Bju :D

    ResponderExcluir
  11. Bem, sou um ateu agnóstico e ao contrário da grande maioria, apoio a causa ateísta. Não sou a favor da conversão, tanto que ateísmo nem é religião.
    Teísmo = Crença em divindades
    Ateísmo = Não-Crença em divindades
    Gnosticismo = Conhecimento
    Agnosticismo = Não-Conhecimento

    Por isso dizer-se apenas agnóstico é sem sentido. Não acredito em deus, mas não tenho esse conhecimento, que aliás, ninguém tem.

    Não acredito que seja modismo, grande parte é por rebeldia. É muito mais fácil, você ser um teísta em um país totalmente religioso como o Brasil. Aceitar crenças e dogmas só porque toda uma comunidade assim o faz.

    Grande parte dos ateus sabem muito mais sobre a religião do que grande parte dos que se dizem crentes. (Conhecimento da religião em si, e não de Javé, Odin, Zeus e seus variantes).

    ----------------------------------------------

    Espero que aceite meu comentário, e para encerrar deixo aqui uma mensagem de um dos homens mais sábios que já caminhou pela Terra.

    "Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque esta escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e beneficio de todos, aceite-o e viva-o." [Buddha]

    Um Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu detesto cultura de massas, enfim hoje precisa se atender a apadrões pré-estabelecidos para ser aceito como "normal" pela sociedade... enfim.
    Te adoro meu menino;

    ResponderExcluir
  13. Rooh,

    Seu texto está muito bom. Eu não sou ateísta, tenho as minhas crenças, a minha religião, mas tenho alguns amigos que são ateus (ou pelo menos dizem que são e seguem "a cartilha" do mesmo) e o mais comico (pela situação q aconteceu poderia ser tragico) é que tenho um amigo ateíta convicto. E recentemente ele teve um grave problema de saúde, com o coração, mais especificamente (hj funciona só 45%) e qdo ele se encontrava no hospital - hj ele relata - que no momento do aperto as pessoas mais ateístas tentam recorrer a alguma coisa. E a isso que ele chama de coisa, nós chamamos de fé!!!

    abraços

    Tata

    ResponderExcluir
  14. Creio em Deus e continuarei crendo, mas concordo quando diz que osque não creem estejam aumentan, aumentam e muito devido a própria evolução do mundo e o descontentamento com as diversas religiões cristãs.


    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir