segunda-feira, 8 de junho de 2009

Especialista, especialidade, especializado


As pessoas atuam no campo de trabalho apenas mecanicamente, o que parece “saber” é apenas um amontoado de informações e dados. Essa aglomeração de estudos sem experiência faz do profissional uma enciclopédia. Não se desenvolve a sabedoria, apenas o conhecimento. Você digita as palavras-chave sobre o que pretende e recebe a resposta desejada, de mil maneiras e formas. O mundo de hoje esqueceu-se de que por dentro de cada um desses “dicionários humanos”, existe algo sumariamente mais importante: uma alma. Que deveria armazenar as coisas que realmente tem valor, se a especialização não fosse o auge dos dias. Aprender com o coração, e com o cérebro. A união da razão com a emoção fará de você um ser humano mais interessante, e não só quando precisarmos de um conceito ou resposta.

3 comentários:

  1. é.. a famosa questão de ter o conhecimento e não ter a prática...

    Abraços
    Rodolfo
    www.borarir.net

    ResponderExcluir
  2. as pessoas esqueçeram-se dos velhos ditados de que errando é que se aprende, e esqueçeram o quanto é saúdavel unir as vezes a razão com a emoção e ser feliz, muitas procuram ser superiores pelo conheçimentos, mas na hora de por seus conheçimentos em prática não conseguem. Não adianta termos conheçimentos descritos de sobra e atitudes em falta. Rooh, admiro muito o seu blog, e as suas colunas no jornal da manhã, estas de parabéns, e continue escrevendo sempre, pois escrever é um dom de saber por em palavras seus sentimentos e pensamentos. E lembre-se de que quando meio mundo estiver contra você, a outra metade estará a favor. Beijos, Marina Osokoski - Quilombo, SC.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rooh! Pois é, atual essa questão... daí as inúmeras críticas ao tão na moda ensino à distância também; porém não devemos lembrar somente dele, pois a real sabedoria provém da junção da teoria e da prática, e o que sabemos hoje, como educadores, é que este aspécto precisa ser revisto, pois, por incrível que pareça, ainda existem professores que compreendem seus alunos como seres vazios, onde se faz necessário somente despejar conteúdos do currículo, procurando trabalhar todos, porém não levando em conta a significação e o aproveitamento dos mesmos por parte de seus alunos.
    Beijos da best;
    saúde e sucesso sempre!

    ResponderExcluir